quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Acontecimentos no ano de 1223

  •  Acordo de Coimbra com o arcebispo de Braga
 Em dia não determinado mas no mês Junho de 1223, reunida a Cúria em Coimbra, o primeiro gesto político do seu reinado, onde se resolveu o conflito com a arcebispo de Braga, que obviamente não tinha o jovem rei como protagonista, mas sim ao longo do reinado de seu pai, devido à excomunhão lançada por Estevão Soares da Silva sobre o rei Afonso II e cuja retaliação envolvera o País em graves desacatos, incluindo saques e pilhagens.

Em Coimbra foram agora estabelecidos 2 pactos, um que visava os limites da acção da coroa no domínio espiritual o segundo visando o levantamento da excomunhão incluía as compensações financeiras necessárias, para cobrir os prejuízos sofridos pelo arcebispo
  •  Acordo com as infantas suas tias
Por certo por influencia dos seus tutores, um dos primeiros actos do reinado de D.Sancho, consistiu através dum diploma emitido em Montemor-o-Velho, num acordo que permitiria concluir o testamento de Sancho I , pelo qual se atribuíam a sua filhas vários feudos entre os quais o próprio local onde o documento fora redigido. Nesse documento ficaria assente a resolução definitiva do diferendo logo que o rei atingisse a maioridade.

Significativamente o documento é testemunhado pelo arcebispo de Braga, Estevão Soares da Silva e o frei Soeiro Gomes  prior dos dominicanos, que muito intensamente tinham tomado no reinado de Afonso II o partido das "Rainhas", entre imensos dignitários da corte.

Todas as benesses testamentárias atribuídas ás "rainhas" ficaram asseguradas, mas a clausula da revertabilidade dos bens para a coroa, após o falecimento das titulares, foi um ponto favorável a D.Sancho II

Sem comentários:

Enviar um comentário